NA ECONOMIA DO PARÁ E DO BRASIL

O açaí é componente fundamental da dieta das populações amazônicas. Entretanto, a importância do açaí não se resume apenas ao seu valor nutricional, mas também inclui aspectos culturais e econômicos.

Em Belém do Pará, assim como no conjunto da região, o açaí alimenta toda uma cadeia produtiva e gera renda para inúmeras famílias ribeirinhas que vivem do extrativismo da fruta ou do plantio da palmeira.

Produto tradicionalmente consumido na região Norte, o açaí tem sido descoberto pelo resto do mundo nas últimas décadas. Acrescente-se a isso o crescimento dos centros urbanos na Amazônia que se constituem então, em grandes centros consumidores. Neste contexto, Belém concentra parcela considerável do consumo e se configura como o maior entreposto de comercialização da produção açaizeira no país.

As famílias produtoras desempenham papel fundamental na conservação dos recursos florestais, pois o manejo adequado dos açaizais não implica em destruição das matas. Além disso, diversas comunidades cuja economia gira em torno da produção do açaí, vêm se organizando para reivindicar, junto aos órgãos públicos, ações e programas voltados para a melhoria da qualidade de vida das famílias e do trabalho extrativista. Para as populações ribeirinhas, o açaí é muito mais do que um meio de vida, é o elemento que viabiliza a construção de sua identidade.

O Point do Açaí reconhece a importância do açaí para o desenvolvimento regional e procura estabelecer com as famílias produtoras relações norteadas pelos princípios de um mercado justo e solidário.